Tarte de limão merengada
Adoro tarte merengada de limão... mas tem que ser especial:) Assim, vou fazendo receitas até encontrar a "perfeição". Eu não aprecio por aí além doces de limão. Eu sei, parece um contrasenso, mas gosto mesmo (e só) de tarte de limão merengada. Tem que ser doce, ácida, cremosa e crocante. Adoro a tarte de uma pastelaria onde costumo ir mas sei que não me irão dar a receita:) Então, vou experimentando. Há uns tempos fiz uma que não gostei nada. O sabor em nada se assemelhava. Agora, fiz esta! Esta tem um sabor parecido mas as texturas ainda não são as perfeitas (digo eu que sou esquisita, ah ah). Mas é muito boa. Aconselho!
INGREDIENTES
1 base de massa quebrada
2 latas de leite condensado sem ser cozido
4 ovos (gemas + claras)
sumo de 3 a 4 limões pequenos
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de farinha de milho ou maizena
PREPARAÇÃO
Forre uma tarteira grandinha e alta com a massa quebrada. Pique o fundo com o garfo. Reserve.
Separe as gemas e as claras. As gemas coloque logo numa panelinha, onde vai juntar o leite condensado e levar ao lume brando até engrossar. Adicionar a farinha e o sumo dos limões. Aconselho a ir provando, a partir do sumo do 2º limão, para adequar ao seu paladar. Misturar muito muito bem. Depois de engrossado retirar do lume e verter sobre a massa. Reservar.
Faça o merengue. Bata as claras até ficarem rijas e adicione o açúcar, vá batendo sempre.
Depois, coloque o merengue por cima e leve ao forno para alourar, talvez cerca de 30 minutos, depende do seu forno e do quanto está pré-aquecido. Eu, desta vez, ia-me esquecendo dela:)
Sirva fresquinha!