Tarte de maçã à minha moda
Esta tarte de maçã lembra-me sempre a minha infância, a minha adolescência... as minhas festas de anos, as festas de anos dos meus primos... Era a mãe deles que a fazia... Fê-la anos a fio mas um dia que lhe perguntei a receita confessou-me que depois deixou de a fazer e a perdeu... Assim, por tentativas de aproximação (puxando pelo sabor da memória e acrescentando alguma imaginação) cheguei à tarte que aqui vos apresento. Assim, desde há alguns anos que a faço... E, para mim, é a melhor tarte de maçã... hummmmm:)
INGREDIENTES
1 massa quebrada de compra
8 a 10 maçãs reineta
1 limão
1 lata e meia (ou 2) de leite condensado cozido (conforme o tamanho da tarteira)
1 colher de sopa de canela
1 colher de sobremesa de cacau em pó
1 colher de sopa mal cheia de farinha maisena
canela e açúcar q.b para polvilhar
PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno.
Descascar as maçãs reinetas e partir cada uma em 4 partes. Reservar cerca de 9 partes para enfeitar a tarte. Cozer as restantes, em água.
Com as reservadas, partir finas fatias para um pratinho, depois polvilhar com açúcar e canela e espremer 1 limão para cima delas. Misturar tudo. O sumo de limão ajudará a que as fatias de maçã não escureçam enquanto esperam.
Enquanto as maçãs cozem, forre a tarteira com a massa e com a ajuda de um garfo pique todo o fundo.
Depois de cozidas, retire do lume e escorra as maçãs. Acrescente o leite condensado e bata com a batedeira. Adicione a canela e o cacau e mexa. Por fim, a farinha maisena e volte a envolver tudo muito bem. Leve ao lume, uns minutos, vá mexendo. A ideia é que o preparado ganhe um pouco mais de consistência e que os sabores se fundam.
De seguida, verta o preparado sobre a massa na tarteira. Decore, por cima, com as fatias das maçãs. Apare o excesso de massa dos lados, cortando-a à altura do enchimento da tarte.
Leve ao forno. Assim, que parecer douradinha e vir que a massa está cozida, retire. Deixe arrefecer.
Hum, o sabor a maçã, canela e leite condensado.... muito bom!