Tarte de requeijão
Esta tarte de requeijão é receita da minha mãe. Da minha mãe que não costuma fazer doces mas quando faz são óptimos! Esta tarte é, simplesmente, deliciosa!!!! Uma óptima textura e um saborzinho a canela que faz salivar! Por aqui, é habitual nas nossas mesas de festa - já que sai sempre bem e acaba por ser um bolo simples com um sabor requintado - e, de vez em quando, para um lanchinho.
Aconselho mesmo a experimentarem...
INGREDIENTES (para uma tarteira grande e alta das de vidro)
9 gemas
6 claras
100 gr de manteiga
cerca de 700 gr de requeijão (= 3 requeijões grandinhos ou 4 mais pequenos)
345 gr de açúcar
3 colheres de sopa de farinha com fermento
1 colher de chá (mal cheia) de fermento em pó
3 ou 4 colheres de chá de canela
PREPARAÇÃO
Num recipiente misture o açúcar com as gemas (bata). Noutro, misture a manteiga, à temperatura ambiente e cortada em pedaços pequenos, com o requeijão e a canela. Bata bem, até obter um creme homogéneo. Depois, junte os dois preparados e muisture enericamente, por forma a que fiquem bem envolvidos. À parte, bata as claras em castelo. Acrescente-as, aos poucos, à massa. Integre-as com delicadeza, com a ajuda de uma colher de pau.
Unte uma tarteira com manteiga, forre-a com papel vegetal também untado. Verta o preparado na tarteira e leve ao forno (pré-aquecido).
Quando a tarte estiver cozida (fofa), se quiser, ligue o grill e doure um pouco mais por cima, para ficar com uma crostinha mais estaladiça.
DICA: Esta é receita e meia (quantidades), para dar para a tarteira de vidro grande. A receita original é para uma tarteira mais pequena e seria de 6 gemas, 3 claras, 65 gr de manteiga, 230 gr de açúcar, 2 requeijões grandinhos (400 a 500 gr de requeijão), 2 colheres de sopa de farinha com fermento, 1/2 colher de chá de fermento e 1 a 2 colheres de chá de canela. Mas aí, a tarte sai mais baixinha (e claro com menos diâmetro)...