Tarte de ricotta com cobertura de chocolate
Ei-lo: o 2º bolinho do Dia dos Namorados. Como o prometido é devido, aqui vai a receita... Não se antes tecer algumas considerações sobre o bolo. No fundo, é uma espécie de cheescake feito no forno. Tem sabor parecido mas a consistência (apesar de mole) é outra. Ricotta é um queijo italiano com sabor parecido ao nosso requeijão mas mais cremoso. Tanto se pode utilizar ricotta em bolos como este como em pratos salgados. E, por último, escolhi fazer uma cobertura de chocolate por causa da filha mais velha, se fosse por mim optaria por uma geleia de frutos, penso que combina melhor. Obviamente que a decoração foi propositada para a data (elaborada com lápis de pasteleiro a 2 tons)... Este é um bolo rápido e não demasiado doce.
INGREDIENTES
(massa): 500 g de ricotta
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de leite condensado
1 medida da lata de leite normal
3 gemas + 3 claras
1 colher de chá de extrato de baunilha
(cobertura): 1/2 tablete de chocolate negro (usei Nestlé)
1 colher de sopa de manteiga
1/3 de pacote de natas
PREPARAÇÃO
Para fazer a massa é bater tudo junto no liquidificador, com excepção para as claras que devem ser previamente batidas em castelo e depois suavemente incorporadas no preparado que saiu do liquidificador.
Leve ao forno numa forma untada e forrada com papel vegetal a 180cº. Quando o palito sair seco está pronta! Deixe arrefecer e coloque no frigorífico. Faça a cobertura. Derreta o chocolate com a manteiga e adicione as natas, mexa bem, por forma a obter um creme uniforme, liso e macio. Depois, verta o creme por cima da tarte de ricotta já bem fria e sirva logo ou volte a colocar no frigorífico alguns minutos.