Tarte merengada de chocolate
Bem sei que disse que este blog era uma compilação de receitas da minha casa. Umas muito antigas, já da minha avó e da minha madrinha; outras que criei ou adoptei e que se fazem com regularidade. Mas como a vida não é estática, todos os dias criamos novas memórias e acrescentamos sal e açúcar à nossa existência. São as novidades, os acrescentos que nos enriquecem. Assim, ando numa fase de experimentar receitas novas e as que mais gostar serão acrescentadas à lista das "receitas de uma vida", ou seja, significa que as irei fazer mais vezes.
Além disso, gosto de fotografar o que cozinho, e, portanto, nem todas as minhas receitas antigas estão fotografadas. À medida que as vou repetindo vou esforçando-me por não me esquecer da fotografia, porque agora tenho este blog:) Mas, entretanto, vou fotografando também as novidades.
Esta novidade que vos trago hoje é a tarte merengada de chocolate. Confesso que me encheu o olho mas não o paladar. Mas como todos nós temos gostos diferentes, aqui vos deixo a receita para o caso de quererem provar. É que é um doce nada doce. Ok, também não gosto de doces enjoativos mas doces sem sabor não... Para isso, escuso de engordar, hehe! Ou bem que me satisfaz e compensa ou não...
Come-se, não vou dizer que não... mas não é nada de especial e não vai integrar a minha lista de "Receitas de uma vida"... Mas, por exemplo, tenho um amigo que gosta de doces nada doces que de certeza ia aprovar:)
INGREDIENTES
Base:
325 gr de biscoitos de chocolate (usei bolachas maria de chocolate)
100 gr de manteiga
Recheio:
5 gemas
6 colheres de sopa de açúcar em pó
6 colheres de sopa de farinha de milho
800 ml de leite
100 gr de tablete de chocolate de culinária derretido
Cobertura de Merengue:
4 claras
200 gr de açúcar em pó
umas gotinhas de essência de baunilha
PREPARAÇÃO
Esmagar as bolachas e misturar-lhes a mateiga derretida. Envolver bem, fazendo uma massa homegénea e com aspecto areado. Forrar o fundo de uma tarteira de 26cm. Piquei com um garfo. Reservei.
Para o recheio, bater as gemas com o açúcar e a farinha de milho, adicionar um pouco de leite. Aquecer a maior parte do leite, até ferver e colocar por cima da mistura das gemas, sem parar de bater. De seguida, levar todo o preparado ao lume brando, até engrossar. Fica com aspecto de leite creme consistente. À parte, derreter o chocolate. Por fim, juntar o chocolate derretido ao creme anterior e envolver muito bem. Parece um leite creme de chocolate. Despejar sobre a base de biscoito. Reservar.
Depois, faz-se o merengue... Bata as claras em castelo e vá acrescentando o açúcar, sempre a bater... e a essência de baunilha. Quando obtiver um preparado duro e brilhante está pronto. Cubra a tarte com o merengue. Se quiser pode enfeitá-la, usando um saco de pasteleiro ou uma seringa... Leve ao forno (pré-aquecido), até o merengue dourar, a cerca de 170 ou 180 ºC.