Torta de cenoura
Torta de cenoura é um clássico. E isso não significa que "não está na moda", mas sim que é uma torta tão deliciosa que todas as gerações a costumam saborear com prazer. O mais certo é que daqui a 50 anos ainda se façam tortas de cenoura com bastante frequência... hehe!
Esta é a minha. A receita dá uma torta mediana, se quiserem uma maior, o melhor será aumentar mais metade da receita.
Se ainda não provaram ou não têm receita, esta é óptima. Doce, sem ser um exagero, e cremosa. As crianças costumam gostar bastante.
INGREDIENTES
4 ovos
300 ou 350 gr de açúcar
4 colheres de sopa de farinha com fermento (uso Branca de Neve)
500 gr de cenouras cruas e descascadas
1 laranja
açúcar e canela para polvilhar
PREPARAÇÃO
Descasque e corte as cenouras em rodelas. Coza-as. Escorra-as e com a varinha mágica transforme-as em puré. Reserve.
À parte, bata os ovos com o açúcar. Adicione o puré de cenoura, o sumo e a raspa da laranja. Volte a bater. Por fim, acrescente a farinha e incorpore-a. Verta o preparado num tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal e leve ao forno, a temperatura média (180 Cº). Vigie, mas é rápido. Retire a torta sem estar demasiado cozida, para que fique mais cremosa e seja também mais fácil de enrolar.
Costumo enrolá-la com a ajuda do próprio papel vegetal. Polvilhe o seu interior (=superfície da torta) com açúcar e canela e enrole, com ela ainda morna. Transfira para uma torteira e polvilhe com açúcar por cima.