Vieiras gratinadas
Há muito tempo que andava para experimentar fazer vieiras. Sim, afinal, os programas culinários de tv passam a vida a bombardear-nos com elas... E têm sempre um aspecto tão maravilhoso, além dos chefs televisivos dizerem que são suaves, tenras, etc e tal. Nos ditos programas, as vieiras são sempre frescas e parecem de fácil acesso, até porque nos mostram qualidades diferentes (mais adocicadas, mais ácidas). Os franceses adoram...
Enfim, por cá o panorama não é bem igual. As tais vieiras são difíceis de encontrar. Quando se encontram são congeladas e parecem todas iguais. Apenas tem a opção de comprar as vieiras em miolo (num saquinho) ou em meia concha. A maioria das que se encontram em meia concha já vem semi-cozinhada / temperada (sem deixar muito espaço à imaginação). O preço? É de fugir, acreditem! A menos que apanhem alguma promoção, o que é raro.
Bem, mas voltando ao que interessa... Lá me decidi por um saco de miolo de vieiras congeladas e por com ele dar asas à minha imaginação. O resultado foi uma deliciosa entrada para o jantar do Dia dos Namorados.
Valeu a pena, acreditem. As vieiras são mesmo muito boas. Tão boas como parecem nos programas televisivos :)
INGREDIENTES
400 g de miolo de vieiras congeladas
1 alho francês
1 bom dente de alho
70 g de tirinhas de bacon fumado
1 ou 2 limões (consoante o gosto)
manteiga q.b.
250 ml de béchamel
queijo ralado q.b. para polvilhar (usei uma mistura de mozarella com emmental)
sal e pimenta q.b.
coentros frescos q.b,
1 molho de espargos verdes frescos
PREPARAÇÃO
Descongele muito bem as vieiras e escorra-as bem.
Comecei por saltear os espargos (depois de bem lavados e com os pés cortados pelo sítio em que dobram) em manteiga, com alho picado e sumo de 1 limão. Temperei com sal.
Cinco a seis minutos devem ter sido suficientes; pelo meio tive o cuidado de os virar. Eles querem-se al dente. Retirei-os da frigideira e reservei.
Pré-aqueci o forno.
Juntei o alho francês partido em rodelas finas e um fio muito prequeno de azeite. Mexi. Acrescentei as vieiras, que temperei com pimenta (pois já havia sal na frigideira, dos espargos). Alourei-as cerca de 1 minuto de cada lado e reguei com mais sumo de limão. Elas não devem ser demasiado cozinhadas, para que não se tornem duras ou borrachosas. Retirei-as do lume para um pirex e reservei.
Na frigideira, ainda ficaram o alho francês e o alho. Juntei o bacon e deixei-o cozinhar um pouco.
Adicionei o béchamel e mexi.Depois de tudo estar bem incorporado, voltei a juntar-lhes as vieiras, por uns segundos. Salpiquei com coentros frescos picados e verti este preparado no pirex. Polvilhei com o queijo ralado e levei ao forno a gratinar. Poucos minutos, apenas os suficientes para o queijo derreter.
Servi as vieiras acompanhadas dos espargos verdes salteados. Combinação excelente!